Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Banco de Leite da Maternidade de Patos precisa de doadoras

O Banco de Leite Humano da Maternidade de Patos está precisando aumentar seu estoque. A unidade auxilia cerca de 100 bebês internos que necessitam de complemento alimentar na Maternidade, oferecendo-lhes a primeira e a principal fonte de nutrição até que eles se tornem aptos a sugar o seio da mãe. Mas seu estoque ainda está baixo e o número de doadoras fixas também está bem reduzido.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite (BLH), Joana Sabino de Almeida, como a rotatividade de doadoras é grande, hoje o estoque de leite humano está comprometido, com risco de não suprir toda a demanda. “Teve final de semana que saiu 12 litros daqui, o que é uma quantidade boa. Em julho conseguimos um volume bom. Foi de 95 litros, mas a demanda foi de 97 litros, ou seja, mesmo num mês com muita doação ainda não conseguimos atender a todos os bebês”, disse Joana.

A coordenadora do Banco de Leite apelou para que as mães que tenham leite excedente doem o alimento para o banco. “Sempre precisamos de mais doadoras e, consequentemente, de mais leite, uma vez que existe uma rotatividade grande de credenciamento na Maternidade”, destacou Joana Sabino, frisando que o leite coletado, após passar pelo processo de controle de qualidade, feito no próprio laboratório do BLH por um bioquímico, é armazenado em frascos de vidro esterilizados e colocados em freezers. O material coletado tem validade de seis meses.

Para ser doadora do Banco de Leite é só entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e 3421-5252, que uma equipe especializada faz atendimento domiciliar, orienta a mãe com os procedimentos básicos de higiene de manuseio do leite e da ordenha mamaria, como também leva um kit esterilizado que o Banco de Leite fornece contendo (gorro, luvas, máscara, vidro esterilizado e etiqueta identificadora) para que o leite seja retirado com qualidade.

Vale lembrar que qualquer mãe que tiver problema na mama em relação à amamentação de seu filho pode se dirigir ao BLH. A paciente - sendo ou não a pessoa doadora - será atendida pelos profissionais especializados do BLH, que fará massagem de alívio, ordenha mamária, e a verificação de problemas mais sérios como abscessos. Esse trabalho realizado pelo Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle foi credenciado, em 2013, pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano com padrão Ouro. Isso significa que a instituição atingiu o padrão de excelência na avaliação da estrutura física, equipamentos, funcionários e nos serviços prestados à população, com pontuação de nível de qualidade entre 90 e 100 pontos.








CássioFotografias com PBagora