Católicos de Diamante e região celebram, a cada ano e com muito fervor, a tradicional festa de São Sebastião, cujo número de devotos é muito grande no Vale do Piancó.
A centenária e tradicional festa de São Sebastião tem início nesta quinta-feira, 17, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Diamante, Sertão da Paraíba. A festa teve início em 1895, pelo agropecuarista Abílio Sérvulo Rodrigues de Sousa e é celebrada pela família Abílio e toda comunidade católica diamantense.
Sempre na Igreja Matriz, às 19h00, a programação religiosa consta de celebrações litúrgicas, com novenários e muitos cânticos. Para homenagear o santo, pontualmente às 05h da manhã acontecerão alvoradas, com repicar de sinos e soltura de fogos e tiros de bacamartes. As alvoradas se repetem ainda ao meio dia e às 18h00.
No dia festivo dedicado ao mártir São Sebastião, domingo, 20, acontecerá, às 05h00 uma grande alvorada festiva e às 10h00 procissão, seguida de missa de encerramento celebrada pelo pe. Damião da Silva.
Ainda dentro da programação da Festa de São Sebastião, edição 2013, acontecerá o lançamento do livro Diamante Bruto - História, Política e Cultura no Sertão Paraibano, às 18h00, na Escola Municipal Mestre Mandu. O autor da obra é o professor universitário Francisco José Abílio Pegado. No dia 20, após a santa missa, também na Escola Municipal Mestre Mandu haverá o ato solene de criação da Fundação Cultural São Sebastião.
Um pouco da história
Como acontece desde o início, a festa de São Sebastião é organizada e patrocinada pela família ABÍLIO, que tem sempre algum membro que torna-se o responsável pela sua organização e realização. Tudo começou com o senhor Abílio Sérvulo Rodrigues de Sousa, em 1895, só deixando com sua morte, no 20 de fevereiro de 1920. A partir de então assume a festa o seu filho primogênito, o senhor João Abílio de Sousa, que ficou à frente por apenas nove anos. Em 1930, assume a direção da festa o senhor Argemiro Abílio de Sousa. Ao longo dos anos a festa começa a ter uma dimensão maior, graças também a contribuição direta e generosa de sua esposa, a senhora Luiza Vieira Martins. O casal ficou à frente do evento religioso por mais de meio século.
Em 1981, tendo em vista a fragilidade da saúde dos pais, a médica Antuza Abílio Duarte começa a colaborar diretamente com a festa, vindo do Recife a cada ano organizar os ritos religiosos. Em 1983, com o falecimento de seu pai, Argemiro Abílio, Antuza Abílio, assume, em definitivo, a festa de São Sebastião em Diamante. Ao seu lado, continua a sua genitora, Luiza Vieira Martins, que sempre teve um grande amor e total dedicação à tradicional festa, que, carinhosamente, chamava de 'a grande festa da família Abílio'.
Orgulhosamente, a médica Antuza Abílio diz que "a festa de fato pertence diretamente a família Abílio, pois tudo começou com meu bisavô, Abílio Sérvulo, homem de muita fé profunda e grande devoto de São Sebastião. De lá pra cá já são 118 anos de celebrações ininterruptos, graças a contribuição e a participação de toda família, bem como da comunidade católica diamantense, que participa piedosamente desse grande momento religioso".
Durante os anos em que Antuza Abílio esteve à frente da organização da festa de São Sebastião, o médico Armando Abílio também foi um grande colaborador.
Desde o ano de 2012 a Festa de São Sebastião passou a ser organizada pelo casal Crisanto Abílio de Sousa e Berenice Abílio de Figueiredo. Esse ano a festa tem como patrono o seu filho, José Clênio Abílio e família. Para 2014 a festa promete passar por algumas mudanças.
São Sebastião é tido pela grande maioria dos membros da tradicional família Abílio como padroeiro desse importante núcleo familiar diamantense, que tem inúmeras outras ramificações genealógicas espalhada na Paraíba, no Brasil e no exterior.
Por Hélder Loureiro com Cássio Fotografias