Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Patos recebeu 90% das chuvas esperadas para fevereiro em apenas dois dias

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, a cidade de Patos tem uma climatologia média de 130 milímetros de chuva em fevereiro, mas esse número pode ser superado até o final do mês

Em apenas dois dias, a cidade de Patos, no Sertão paraibano, a 307 km de João Pessoa, recebeu 90% da quantidade média de chuva esperada para o mês de fevereiro. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), que mostram ainda que, mesmo com as chuvas dos últimos dias, a situação dos dois açudes que abastecem a cidade continua preocupante.

A barragem da Farinha está com apenas 4,4%, ou 1,1 milhão de metros cúbicos (m³), da capacidade total de 25,7 milhões de m³, de acordo com a última medição realizada pela Aesa. Já o açude do Jatobá, principal manancial de Patos, está com 20,6%, ou 3,6 milhões de m³ da capacidade total, que é de 17,5 milhões de m³.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, neste mês, a cidade de Patos "tem uma climatologia média de 130 mm, mas, em apenas dois dias, já atingiu 115 mm. Até o fim do mês, essa média de chuvas deve ser ultrapassada”, afirmou.

O período chuvoso na região do Sertão paraibano, segundo a meteorologista, ocorre entre os meses de fevereiro e maio. A previsão para a época é de que as chuvas caiam de maneiras isoladas e que a média possa ser ultrapassada em alguns municípios. Outras cidades, no entanto, podem sofrer com a falta das chuvas.




CássioFotografias com CatingueiraOnline