Cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.
A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.
O município que tiver todo o seu eleitorado cadastrado biometricamente estará apto a utilizar urna equipada com identificação biométrica. A liberação é feita na mesa receptora de votos através de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.
Em Diamante o recadastramento começou ontem (08/10), e está sendo feito na câmara municipal. Na ocasião o cidadão também recebe um título eleitoral novo.
Cada cidadão deve comparecer com cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Título Eleitoral e comprovante de residência de 2015, referente ao mês de Maio ou anterior.
Fonte: Cássio Fotografias (www.cassiofotografias2.blogspot.com)