Assistente de estacionamento já não é mais um item tão exclusivo das marcas de luxo. UOL Carros mostrou, em setembro, que no Brasil o item funciona de modo cada vez mais esperto e começa, aos poucos, a fazer parte da lista de modelos abaixo de R$ 100 mil.
Mas a tecnologia não ficará estagnada aí: em mais um passo para ter um veículo totalmente autônomo circulando em 2020, a Ford apresentou nesta semana, em seu Centro de Inovação na Alemanha, uma versão mais moderna de seu park assist, que permite colocar ou tirar o veículo de uma vaga apertada sem precisar estar dentro dele, usando um controle remoto -- no caso, a própria chave, que traz um visor de LCD.
O vídeo mostra em ação o sistema conceitual em uma unidade "cobaia" do Kuga, SUV médio conhecido em outros mercados (como nos Estados Unidos) como Escape. Aproveitando os mesmos sensores ultrassônicos usados pelo assistente de estacionamento convencional (seis à frente e seis atrás), que conversa com o controle sem necessidade de fio, o condutor precisa apenas acionar o comando para que o carro entre ou saia da vaga.
Por enquanto, o dispositivo consegue movimentar o automóvel basicamente em linha reta (frente-ré), sendo capaz de efetuar correções leves de direção a fim de evitar colisões. Ele não vai, portanto, efetuar a baliza completa ainda.
CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO!
Fonte: PrimeirasNotícias