Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Santa Terezinha comemora 51 anos de emancipação política nesta semana



O município de Santa Terezinha (PB) localizado no sertão a 320 km da Capital e a 20 km oeste da cidade de Patos, estará no próximo sábado comemorando 51 anos de Emancipação Política.

A Prefeitura estará realizando a IV edição das comemorações aos 51 anos de história do lugar. O evento ocorre no próximo sábado (22) a partir das 22h na ‘Praça do Forró’. As atrações serão Vicente Nery e Forró Cheiro de Menina, Forrozão Espora de Ouro e Matéia do Forró e Banda.

Santa Terezinha, Princesinha das Espinharas

A cidade de Santa Terezinha nasceu a partir de um ato religioso, onde todos os moradores se reuniam no mês de maio para rezarem a novena a Virgem Maria. Suas raízes datam de 1900 com implantação do sitio Cabaças, propriedade do senhor Pedro Soares dos Santos, atualmente sede municipal.

A primeira missa foi realizada em 17 de outubro de 1931, então, o Padre José das Neves encantado com a geografia local daquele lugar onde pode se observar várias serras, dentre as quais se observa o Pico do Jabre o ponto alto da Paraíba e pela fé do povo, sugeriu que fizessem uma capela. O nome da padroeira foi escolhido Santa Teresinha devido ter sido canonizada há pouco tempo.

O povoado tornou-se distrito pela lei 653/51 de 05 de dezembro de 1951. Sua emancipação política ocorreu graças ás gestões desenvolvidas pelo Deputado José Cavalcanti, autor do projeto, e assessorado por Ermenegildo Correia de Melo, José Mineo Leite e Walter Ayres.

O projeto foi transformado na Lei n° 2.677 de 22 de dezembro de 1961 que criava o novo município, sendo oficialmente instalado nos dia 28 de dezembro do corrente ano, quando se desmembrava do município de Patos (PB). Para Prefeito foi nomeado o senhor José Mineu Leite, para o período 1961/1962.

O primeiro prefeito eleito pela escolha popular foi o senhor Severino Pereira Sobrinho para o período de 1962/1967.







Fonte: Ascom – PMST