Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

COMUNIDADE QUILOMBOLA VACA MORTA REALIZA GRANDE FESTA NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, VEJA FOTOS!

No Estado da Paraíba existem 39 (trinta e nove) comunidades quilombolas, divididas entre 25 municípios. No final de 2011, estimava-se que existiam 2.400 famílias vivendo em territórios quilombolas em todo o Estado.


Em 2004, a comunidade Serra do Talhado, no município de Santa Luzia, no Sertão do Estado, tornou-se a primeira a ser reconhecida como um remanescente de quilombo do período escravocrata do Brasil. A comunidade foi criada em 1860, por Zé Bento, um escravo fugitivo de uma fazenda do Piauí, 28 anos antes da abolição da escravidão no país. Antes da organização do quilombo, Zé Bento visitou a comunidade Pitombeira

Em 14 de abril de 2011, a comunidade quilombola Engenho Bonfim, localizada no município de Areia, no distrito de Cepilho, obteve a imissão de posse do seu território pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária da Paraíba (INCRA/PB). O quilombo foi o primeiro da Paraíba a conseguir a titulação de sua área pelo Incra, além de também ser o primeiro do Estado.

Desde então várias outras comunidades quilombolas foram sendo reconhecidas em todo o estado. Há poucos anos também entraram nessa lista Barra de Oitis e Vaca morta no Município de Diamante, interior do estado. 

Nesta sexta-feira (20) foi comemorada em todo Brasil o dia da Consciência Negra, também chamado de Dia nacional de Zumbi ou ainda Dia de Zumbi dos Palmares, essa data comemorativa foi instituída em 1995 para ser um dia de reflexão sobre as questões que envolvem a introdução dos negros na sociedade brasileira, com isso a comunidade Quilombola de Vaca Morta promoveu uma grande festa.

Sob o comando do presidente da comunidade, o Sr Ceará, como é conhecido por todos preparou uma festa dançante ao som da Banda Pisada Night, como também leilões e apresentações feitas pelos jovens da comunidade protagonizando danças características dos escravos. Durante os leilões foi sorteada uma camisa autografada do jogador Rogério Paraíba que foi uma doação do mesmo para ajudar na festa da comunidade.

Veja as fotos:


























Por Cássio Fotografias