Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Em Diamante: primeiro treinamento sobre as técnicas para construção de barragens subterrâneas foi administrado no município, veja!


O município de Diamante recebeu nos dias 15, 16 e 17 de Abril do corrente ano o Curso de Construção de Barragem Subterrânea. A barragem subterrânea faz o aproveitamento das águas das chuvas que escoam nos riachos sob o solo e é uma alternativa para contornar os problemas com a estiagem prolongada. Para que os produtores rurais do município tivessem acesso a essa tecnologia, a Prefeitura Municipal firmou parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e SEBRAE através dos Agentes de Desenvolvimento com o propósito de realizar o curso de capacitação para construção das barragens subterrâneas com os sócios da Comunidade Cafundó do Município de Diamante). 

O treinamento sobre as técnicas para construção da  barragem subterrânea foi administrado pelo instrutor Olavo Uchoa, técnico em agropecuária em um dia inteiro de compartilhamento do conhecimento com os presentes, na última sexta-feira (15). Nos dias seguintes, sábado e domingo, os produtores tiveram a oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos em aulas práticas, ainda com a participação do instrutor Olavo Uchoa. 

Para o desenvolvimento da experiência em construção de barragens subterrâneas a Prefeita de Diamante, Marcilia Mangueira abriu inscrições  para a construção de várias barragens subterrâneas no município através da parceria do SENAR SEBRAE E SALA DO EMPREENDEDOR. A definição sobre as localidades para construção se deu a partir da visita do técnico na propriedade e sua escolha para as aulas práticas.

De acordo com as escolhas dos Agentes de Desenvolvimento: Venâncio e Limeira, a propriedade contempladas foi a propriedade do senhor Pedro Terto Soares na Comunidade Cafundó. De acordo com a Prefeita Marcilia, essa é mais uma ação de sua gestão para fixar  o homem e a mulher no campo com dignidade e qualidade de vida e essa parceria com o SENAR e SEBRAE só vem fortalecendo organizações comunitárias do município como o CMDRSU e suas associações.








Por Cássio Fotografias