Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MOBILIZA A POPULAÇÃO E REALIZA MAIS UM DIA DE DOAÇÕES DE SANGUE EM DIAMANTE, CONFIRA!

A secretaria Municipal de Saúde de Diamante, na pessoa do jovem secretário Marcílio Mangueira, promoveu hoje mais um dia de doações de sangue no município.
Os profissionais do hemonúcleo de Itaporanga-PB passaram desde às 8:00 da manhã até o fim da tarde de hoje recebendo os doadores de sangue do município. Um verdadeiro centro de doação foi montado na sede da secretaria para receber os doadores, cadeiras e máquinas apropriadas para se fazer a coleta foram conduzidas do hemonúcleo de Itaporanga, até a secretaria de saúde de Diamante para um maior conforto e qualidade no momento da doação.

Dezenas de pessoas compareceram para doar seu sangue no intuito de salvar vidas em casos de pessoas internadas em hospitais que precisam do mesmo, como para cirurgias, tratamento em pacientes com câncer e com doença renal crônica. Sem contar em casos de acidentes e catástrofes naturais.
Por isso, mais do que captar um doador, o que os hemocentros e o MS querem é criar a fidelização dos doadores, isto é, fazer com que as pessoas doem com frequência. De acordo com dados da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, entre as pessoas que doaram sangue nos últimos cinco anos, 40% o fizeram duas vezes por ano – índice abaixo do ideal.

É impressionante a habilidade das pessoas que trabalham com a coleta de sangue. Elas fazem de tudo para que o doador não sinta dor.

 

Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue, o que é pouco. Uma pessoa adulta tem, em seu corpo, cerca de cinco litros de sangue. Além da regularidade, com a fidelização as equipes que cuidam dos hemocentros podem conhecer e ter controle maior da qualidade do sangue doado. É uma maneira de tornar o cadastro mais seguro.