Desde a semana passada Antônio Porcino Sobrinho, 64, dirigente sindical e ex-prefeito da cidade de Itaporanga, na Paraíba, estava internado em um hospital na capital paulista, onde até chegou a ficar em uma unidade de terapia intensiva devido à um quadro grave de pneumonia.
Foi por volta do final da tarde desta quinta-feira, 02 de maio, que Porcino, como também era popularmente conhecido, sofreu um infarto e acabou não resistindo.
Antônio Porcino sempre destacava a sua origem simples, vindo de uma área rural de Itaporanga, mais precisamente o Sítio Barrocão, lugar que ele mesmo considerava um lugar de aconchego e para se reunir com seus familiares e amigos.
Porcino era presidente da FENEPOSPETRO, entidade que representa nacionalmente a categoria dos frentistas e empregados de postos de combustíveis através de vários sindicatos, onde ele mesmo foi um dos seus fundadores na cidade de São Paulo. Na política, chegou a ser vice-prefeito e também logo depois conseguiu elerger-se prefeito de sua cidade natal, Itaporanga, no interior da Paraíba entre os anos de 2005 a 2008, e ficou como um dos suplentes de senador do ex- governador da Paraíba, Zé Maranhão, pelo PMDB.
Recentemente, Antonio Porcino havia se filiado ao PPS, e como pré-candidato visava disputar as eleições de 2014 como deputado estadual representando a região do Vale do Piancó.
Porcino em outras ocasiões teria expressado entre familiares que após sua morte, teria desejo de ser cremado, e até o momento não se tem informações a respeito sobre quando isso ocorrerá, assim como também não se sabe outras informações sobre um possível velório e enterro em Itaporanga, sua cidade natal, que hoje veste o luto pelo falecimento de mais um dos seus ilustres filhos e que se esforçou em dar um contributo à sua terra.
Neste momento difícil, de muita dor e comoção entre seus familiares e amigos, nos solidarizamos com todo o pesar pelo qual atravessa a família de Porcino.
Edízio Marques - Itaporanga OnLine