Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Chove nos próximos dias no Litoral, Brejo e Agreste; chuvas podem chegar ao Sertão


A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba é de mais chuvas em diversas regiões do Estado. Até para o Sertão e Alto Sertão, onde a seca castiga a maioria dos municípios paraibanos, poderá haver chuvas isoladas.

Segundo a meteorologista Carmem Becker, as chuvas acontecem em praticamente todo o Nordeste. Para os próximos dias, o tempo se mantém úmido e instável.

No litoral, Brejo e Agreste, o tempo permanece nublado com ocorrência de chuvas esparsas. Já a previsão para o Cariri e para o Sertão, poderá haver pancadas de chuvas isoladas durante os períodos da tarde e noite.

Somente nas 24 horas na Grande João Pessoa, choveu 67,8 milímetros. A média equivalente para todo mês de maio é de 282,5 milímetros.

"Estamos no início do período chuvoso, então esse fenômeno é normal", disse a meteorologista.


Esse fenômeno reacende a esperança dos sertanejos que estão sofrendo com os efeitos da seca. 170 dos 223 municípios paraibanos decretaram situação de emergência por causa da estiagem.

Festas de São João foram canceladas e produtos alimentícios sofreram aumento de mais de 50% nas feiras da Capital.

Defesa Civil da PB

A Defesa Civil do Estado não registrou nenhuma ocorrência até às 10h30 desta quarta-feira (23). Qualquer ocorrência a pessoa pode ligar gratuitamente para o telefone 199.

Defesa Civil de JP

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de João Pessoa (Comdec) voltou a monitorar as áreas de risco da Capital, em decorrência das chuvas que caíram nos últimos dias. Entretanto, não foi registrada nenhuma ocorrência. Segundo o coordenador da Comdec, Francisco Noé Estrela, isto se deve às ações de prevenção às chuvas implementadas durante os primeiros meses do ano.

Vistoriamos todas as comunidades de João Pessoa, avaliando os riscos de deslizamentos, as condições das habitações e a necessidade de retirada das famílias. Também colocamos lonas em algumas comunidades, além da realização de limpeza do Rio Jaguaribe, com a retirada do acúmulo de lixo e o excesso de vegetação dos canais, evitando os alagamentos”, explicou Francisco Noé Estrela.

Na manhã desta quarta-feira (23) foram visitadas as comunidades Novo Horizonte, no Cristo Redentor, e a Tito Silva, na Beira Rio, onde não foram encontradas situações de risco. As equipes da Comdec também percorreram o Planalto da Boa Esperança, no Valentina de Figueiredo, e o Bairro dos Novais.

Nos próximos dias a Comdec vai monitorar outras áreas da cidade. No início deste mês, o órgão participou de uma simulação de resgate em situação de desastre, promovida pela Defesa Civil Nacional, que marcou a execução do plano de contingenciamento de deslizamentos e alagamentos na Capital.

Felipe Silveira 

Fonte: CatingueiraOnline