Os representantes da empresa que abastece a cidade, que é a CAGEPA, um órgão do governo do Estado da Paraíba, se manifestaram dizendo que o problema está no poço de onde vem a água destinada às residências da cidade, pois o mesmo estaria com seu volume de água muito baixo e quase seco. Segundo eles, esse problema se dá devido o Rio Piancó também estar com sua capacidade muita baixa, pois é dele, através de veias fluviais que sai a água que enche o poço.
Ainda segundo alguns cidadãos diamantenses que entraram em contato com a nossa redação, o problema se agrava mais ainda devido a agricultores que têm propriedades ao longo das margens do Piancó, pois alguns deles estariam fazendo barreiras no rio, para usar a água em irrigações, impedindo assim que a água liberada de alguns açudes que saem desde a cidade de Conceição – PB, não chegue até as cidades de Diamante, Boa Ventura, Itaporanga e outras cidades que o rio corta, prejudicando assim a vida da população, dos animais e do próprio rio.
É por isso que em nome de toda a população Diamantense venho pedir aos órgãos competentes que tomem alguma providência quanto a esse problema que todos nós estamos sofrendo. Sei que a seca também é um dos responsáveis por mais essa calamidade, mas se há uma forma de pelo menos amenizar, acho que essa opção deve ser estudada e se possível usada para tentar resolver esse problema.