Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

1ª NOITE DE APRESENTAÇÕES DO FICA - FESTIVAL ITAPORANGUENSE DE CULTURA E ARTE; VEJA COMO FOI!



Ocorreu na noite dessa quinta-feira, 15, na avenida Getúlio Vargas - centro de Itaporanga, a primeira noite do II Festival de Cultura e Arte (FICA). As apresentações começaram por volta das 19h e se estenderam até o começo da madrugada desta-feira. Em sua segunda edição, o FICA é dedicado como homenagem póstuma a Eduardo Bernardino, um grande apoiador do evento, que teve sua também sua foto exibida em um grande telão.

No palco, os valores da terra se revezam em suas apresentações que de modo eclético iam desde grupo de dança como foi o da escola creche Santa Clara de Assis, passando pelas rimas e contos do poeta J.Sousa, a versatilidade das bandas e grupos de raiz locais tais como A Cor do Som, Saco de Estopa e Maçã com Mel, e o talento vocal da dupla Carlos e Daniel, e da apresentação do cantor Batistuta entre outros que mostraram o melhor de si num gesto de avivamento e fortalecimento da cultura local . 

Mas, um dos grandes destaques da noite e que por aqui não havia sido visto antes em um grande palco foi a apresentação da Banda Cabaçá, onde seu som característico deve ter feito os mais velhos lembrar dos tempos idos, uma época muito boa para muitos e que não volta mais. 

Mas nem só de apresentações no palco consiste o FICA, fora dele há tendas armadas que exibem a grande força criativa, o talento da gente de nossa terra. Este é o caso do artesão "seu Gabriel", que utiliza como matéria prima Cabaças dos mais variados tamanhos e  formatos, bem como também peças de madeira de árvores bem conhecidas do sertanejo. Um trabalho que enche os olhos pela sua beleza, além de ser até mesmo ecologicamente correto.

Nesta sexta-feira, 16, mais outras atrações representando a cultura e arte locais estarão presentes na segunda noite do Festival Itaporanguense de Cultura e Arte, onde haverá duas apresentações de destaque que são as de Merlânio Maia e de Bebé de Natércio.

Vale a pena sair de casa e acompanhar, incentivar e prestigiar o talento de nossos conterrâneos que tanto fortalecem e enriquecem a nossa cultura.

Confira algumas imagens clicadas pela reportagem do IOL:












Edízio Marques Lemos - Itaporanga Online