Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Bomba: UFPB decide acabar com o vestibular e acesso a universidade só através do Enem-Sisu.


Em reunião na tarde desta segunda-feira (13) o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa e Extensão da UFPB (Consepe), decidiu pelo fim do Processo Seletivo Seriado (Vestibular). 

 Com 22 votos a favor e 4 abstenções, o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consepe) da UFPB, decidiu pela adesão 100% ao processo Enem-Sisu a partir do próximo ano para os candidatos aos mais de 100 cursos de Graduação dos 4 Campi da UFPB. 

A partir de 2014, o ingresso na Universidade Federal da Paraíba só será possível pelo sistema Enem-Sisu. O candidato terá, obrigatoriamente, que se submeter ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e posteriormente se inscrever no Sistema de Seleção Unificada para poder concorrer a uma vaga nos Cursos presenciais da UFPB. Para concorrer às vagas do Ensino a Distância (EaD) os candidatos serão selecionados diretamente pela nota do Enem sem precisar passar pelo Sisu. 

Em anos anteriores o candidato podia se submeter a três processos seletivos: o PSS ou o Enem-Sisu para Cursos presenciais e o Enem para EaD. “Com essa decisão do Consepe, o ingresso na UFPB fica mais simplificado e mais democrático; o gerenciamento interno vai ficar mais ágil. Acreditamos que a medida vá, inclusive, desburocratizar todo o sistema de ingresso na nossa Instituição”, afirmou o Coordenador da Codesc João Wandemberg Maciel. 

Inscrições para o Enem vão até o dia 27 Os candidatos a vagas na educação superior que pretendem participar da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o dia 27 próximo, às 23h59 (horário de Brasília), para fazer a inscrição.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição de 35 reais deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. 

As provas serão aplicadas em outubro próximo, no sábado, 26, e no domingo, 27, com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. 

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. 

O edital do Enem de 2013 foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, 9, seção 1, páginas 70 a 83. As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet.





Fonte: IbiaraAgora