Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MORADOR DENUNCIA VANDALISMO NAS COMPORTAS DO AÇUDE SANTA INÊS EM CONCEIÇÃO-PB, VEJA!


Um internauta que não quis se identificar, mas que é um "morador" daquela localidade, mandou um e-mail para nossa redação fazendo uma denuncia muito séria a respeito do Açude Santa Inês, que é situado no município de Conceição-PB.

O mesmo nos informou que faz algum tempo que atos de vandalismo estão sendo feitos nas comportas do referido açude e que já foram feitas denuncias ao ministério público na comarca de Conceição, e até agora o promotor responsável não teria tomando nenhum providência quanto a esse caso, por isso o mesmo recorreu a esse meio de comunicação para expressar a sua indignação quanto a esse assunto.

O mesmo nos nos informou que alguns moradores que residem próximo a parede do açude estão controlando a vazão da água das comportas para que a mesma beneficie apenas um pequeno grupo. Uma denuncia a respeito já havia sido feita há alguns meses quando o promotor responsável era o Dr Romualdo, que rapidamente resolveu o problema intimando os responsáveis, advertindo-os e trancando as comportas com cadeado. Mas hoje o problema voltou a tona e o morador quer apenas que o Ministério Público de Conceição faça justiça e tome as providencias necessárias, pois 514 famílias estão sendo prejudicadas a mais de 60 dias.

A barragem do Açude Santa Inês situa-se no município de Conceição, estado da Paraíba, próximo à divisa entre os estados do Ceará  e Pernambuco, no  vale alimentado  pelo riacho Santa Inês, que  tem como afluentes  principais  os riachos do Matias e Oiticica.

O açude tem por finalidades a piscicultura extensiva, a cultura de vazantes na bacia hidráulica, o fornecimento de vazão  regularizada  para  irrigação  em  culturas  permanentes  e  temporárias  a  jusante e o abastecimento d'água à localidade de Santa Inês.

O lago criado pelo barramento cobre uma área de 259 ha e acumula um volume de 26.115.250 m³/s oferecendo um potencial para irrigar 522 ha.

O morador também fez uma denúncia formal na ouvidoria do site do Ministério Público da Paraíba e nos mandou uma cópia, veja:

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR