Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

NO VALE DO PIANCÓ: PRIMEIRO CURSO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIROS CIVIS GANHA DESTAQUE, VEJA!

Alunos do curso de Conceição-PB

A lei 11.901/2009, que vigora  a profissão de bombeiro civil, tornou uma realidade o sonho de muitos da qual possam tirar seu sustento e se orgulhar de fazerem parte dela. O bombeiro profissional civil ou bombeiro civil é uma profissão que na prática já vinha sendo exercida nas indústrias brasileiras, no serviço de proteção contra incêndio e prestação de socorros de urgência, mas somente no ano de 2009 que foi regulamentada e reconhecida como profissão.

Com o reconhecimento da profissão vieram os direitos e deveres que norteiam o exercício da atividade do bombeiro profissional civil e somente a partir do conhecimento da legislação específica referente à sua profissão, o bombeiro profissional civil saberá os limites e as implicações das suas ações para desempenhar sua atividade profissional. Muito em breve será comum vermos em nossas cidades da região do Vale do Piancó bombeiros civis atuando, pois na cidade de conceição-PB, 130 alunos entre e homens e mulheres estão em curso de formação que tem duração de 13 meses, a formatura esta prevista para dia 7 de setembro de 2015. 

O bombeiro civil realmente será um realidade em nosso dia a dia, pois foram registrados nos últimos meses neste um grande aumento de incêndios florestais em nossa região e também um número alarmante de acidentes registrados em rodovias federais e estaduais. 

O curso esta sendo ministrado por uma empresa do ceará, a DATA CENTER, responsáveis poder diversos tipos de cursos de formação e treinamentos, e o ministrante desse cruso oferecido em Conceição é oficial militar do estado do Ceará Sargento José Pereira Neto, que sempre vem buscando aperfeiçoar-se cada vez mais e atingir um excelente potencial naquilo que faz de melhor, capacitando novos profissionais e inserindo-nos no mercado de trabalho.

 Segundo o comandante da instituição, o Sr Eves Araujo da Silva, o compromisso é treinar pessoas e qualificá-las para então, inseri-las no mercado para que desempenhem bem o seu papel dentro das empresas, nas funções para as quais forem designadas, " um bombeiro civil, tal qual um bombeiro militar, tem por função social garantir a segurança da comunidade contra incêndios, acidentes e desastres. Os bombeiros militares têm por região de atuação as áreas públicas e as cidades como um todo. Já os bombeiros profissionais civis têm por região de atuação os territórios privados de propriedade de seus clientes podendo ser convocados os bombeiros profissionais civis, eventualmente, para atuarem em conjunto com os militares, sob o comando e supervisão deles. Logo, por este motivo, a formação do bombeiro profissional civil deve ser extremamente rigorosa e aprofundada nas técnicas de prevenção, combate e extinção de incêndios, busca e salvamento, emergências médicas e atendimento a emergências com produtos perigosos. Além disso, é necessário que um bombeiro profissional civil tenha conhecimentos básicos sobre defesa civil, higiene e segurança do trabalho e sistema de comando de incidentes, pois eles também são agentes de defesa civil" destacou Eves. 

O corpo docente de formação da DATA CENTER é formado por oficiais Bombeiros Militares que preparam e qualificam esses alunos.






Por Cássio Fotografias