Nos últimos dois meses Park “Psy” Jaesang, sul-coreano de 34 anos, foi de astro de segundo escalão da K-pop (música pop coreana) para se tornar um dos maiores fenômenos do Youtube deste ano. Sua música contagiante, coreografia divertida e clipe bizarro, conquistaram o público na internet. Mas sem entender coreano, a dúvida do público ocidental é: O que é o Gangnam Style?
Para começar, temos que saber que Gangnam é um bairro de classe alta de Seul, capital da Coréia do Sul. Lá não só vivem as pessoas mais ricas e influentes do país, mas também estão localizados as lojas mais caras e luxuosas da cidade, sendo um dos polos que mais cria tendências nacionais. A desigualdade é tanta que quase 7% do PIB do país está localizado nos quase 15 quilômetros quadrados dos bairro. Então, o gangnam style seria algo parecido com o Estilo Morumbi, ou o Estilo Leblon.
VEJA EM VÍDEO O CLIPE GANGNAM STYLE
Tudo gira em torno de como podemos parecer idiotas ao passar uma impressão de que somos ricos. É a mesma onda de quem fecha um camarote na balada ou paga R$200, R$300, em uma garrafa de whisk, vodck, etc... que custa no máximo 50 no mercado, só para pagar de figurão na balada. Se você for na feira livre tem a quantidade roupas da Hollister, Lacoste e Okley e várias outras marcas de roupas falsa que vendem por lá, isto acontece em todo o mundo. É gente que não tem um poder aquisitivo, tentando passar uma falsa impressão: o Gangnam Style brasileiro e vida loka. Mais sabendo que tudo fica para trás, a triste realidade é que se você tem poder ou dinheiro você tem amigo.
O verdadeiro amigo é aquele que esta sempre ao seu lado na fase boa e na ruim.....VOCÊ TEM ESSE AMIGO?
Infelizmente a ganância pelo poder e pelo dinheiro é muito grande, graças a Deus que sabe todas as coisas, é que a morte vem para ricos e pobres e o bom é que ninguém leva nada.
Deixando a crítica social de lado, curti demais o trabalho do PSY, que fez um clipe divertido e com todo um significado por trás dele. O sucesso do cara já é tanto, que recentemente ele foi conversar com o empresário de Justien Bieber sobre uma possível parceria ou gravação da música em inglês.
Fonte: FocoElho