Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

O CONSELHO MUNICIPAL CMDRS, PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTE E DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO, REALIZARAM UM IMPORTANTE EVENTO NA ÚLTIMA QUINTA (28/02), CONFIRA!


O evento que contou com a participação de dezenas de pessoas representantes de Associações rurais, Associações dos Assentamentos e Associações dos Quilombolas, Emater, Câmara Municipal, Igreja Católica e Evangélicas, Sindicato da Agricultura Familiar, Secretários Municipais de: educação, Infra-estrutura,  Administração, Ação Social, Agricultura e Meio Ambiente, Diretores de Escolas Estaduais e Municipais,  e OS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE, iniciou-se com a fala do Presidente Francisco Limeira, aos participantes explicando que na sua ultima viagem pra Campina Grande, participou de um evento do cooperar, onde de la trouxe essa PALESTRA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E UM CAMPO EXPERIMENTAL DE PALMA EM PARCERIA COM O INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO – INSA,  O mesmo informou aos presentes que o Departamento Municipal de Agricultura em parceria com o CMDRS e Prefeitura Municipal já estão fazendo o recadastramento de todas as Associações rurais do município e que esses dados servirão para montar/adequar  o PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL e que a Equipe que compõem o Departamento de Agricultura ira visitar cada comunidade rural e encaminhar ao Escritório de Contabilidade ECONTESE para ser verificada as pendencia de cada associação e as formas de resolver essas pendencias, e depois de legalizada a associação será elaborado o Projeto  e encaminhado  para o COOPERAR e outros órgãos, para isso a Prefeita Marcília Mangueira já Colocou o Escritório de Projetos a Disposição do Departamento de Agricultura e o CMDRS já contratou o escritório de contabilidade ECONTESE  especializado em legalizar associações rurais. O mesmo informou que já foram visitadas as comunidades: ENGENHO VELHO, CAFUNDO, TERRRA NOVA E UMBURANAS E DIA 09 DE MARÇO PELA MANHA: MATA DE OITIS E A TARDE: PATUSCADA.



Antecedendo a palestra quem usou a palavra foi a Professora Sonia Alves, representando o GETEC – GRUPO ESPECIALIZADO EM TECNOLOGIA E  EXTENSAO COMUNITARIA, que falou dos projetos de Irrigação cacimba nova em Conceição e Apoio a Apicultura em Diamante, a mesma relatou o depoimento de Seu Antônio Zuza, na capacitação do Projeto de Apicultura da Ass. Dos Moradores da Região da Serra, o mesmo chorou e pediu que o governo encanasse agua para a serra, pois o dinheiro de sua aposentadoria estava gastando para pagar o carro pipa. Então Professora Sonia colocou o seu relatório e na visita de Dr. Roberto Vital A cacimba Nova conceição, a Diretoria da Ass. Dos Moradores da região da Serra, reforçou esse pedido e de Pronto Dr Roberto autorizou a Elaboração do Projeto da Agua encanada da região da Serra, que será protocolado nos próximos dias, “”estamos só concluindo a Prestação de Contas do Projeto de apicultura para encaminharmos esse importante projeto, que vai  atender a cerca de 120 famílias na região da serra, comentou Francisco Limeira – secretario da Ass. Dos moradores da região da serra. Em seguida houve a composição da mesa, auxiliou o Presidente do CMDRS: Searislene cordeiro e Grasielma Leite. Na fala da prefeita ela disse que vai implantar a coleta seletiva no Município de Diamante e ficou feliz com a iniciativa do Presidente do CMDRS em trazer essa importante palestra para Diamante, em seguida foi realizada a  PALESTRA  COM PROFESSOR: TARCISIO VALERIO DA UFPB/PRAC/COPAC/REA/ E SILVANA ALVES DOS SANTOS DA  EMPASA SOBRE A COLETA SELETIVADE RESIDUOS SOLIDOS E COMPOSTAGEM.


Próximo passo e criar a ASS. DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLAVEL, capacitar os seus associados, capacitar os professores e demais pessoas da comunidade diamantense sobre coleta seletiva, elaborar projetos e enviar ao COOPERAR, FUNASA, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE etc.

Segundo dados da UFPB, por mês e desperdiçados cerca de 18.000,00 de material que não e reciclado em Diamante e com a implantação deste Projeto vira outros benefícios como: CONSTRUÇÃO DO GALPAO, AQUISIÇÃO DE PRENSA, AQUISIÇÃO DO CAMINHAO, TREINAMENTOS ETC.

Um exemplo bem sucedido e o Município de Bonito de Santa fe, que já esta com tudo organizado e funcionando.

O município também dever fazer a CONFERENCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, ATE MAIO, para isso o Departamento de Agricultura e CMDRS irão passar todas as Informações para os responsáveis pela área de  Meio ambiente do Município, para os mesmo organizarem essa importante Conferencia.

Agradecimentos em nome do CMDRS = ao Vereador Douglas Franco Diniz, secretários: Idelfonso, Yolanda  e equipe:  Searislene Mar e a sec. de educação: Claudiana Diniz e a equipe do departamento de Agricultura: Grasielma leite Diniz e Jose Venâncio e todos os Associados da Ass. Dos Moradores da Região da Serra.