No Dia do Músico, nossos parabéns a todos que 'dominam' a arte das artes, a música. Aplausos a Sivuca, Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho, Maestro Severino Araújo, Pedro Osmar, Vital Farias, sanfoneiros, Escurinho, Radegundis Feitosa, e tanta gente de talento que tornam a vida uma festa ao som de violão, guitarra, pandeiro, sanfona, viola, sax, flauta e tantos outros instrumentos.
A música de fato é a arte das artes porque é a mais completa, a mais perfeita de todas as artes.
1999 - Sivuca recebe Título de Doutor Honoris Causa da UFPB
Em 1999, no mês de maio, o Mestre Sivuca foi homenageado com o Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraiba. O Reitor da UFPB e presidente do Conselho Universitário era o professor Jáder Nunes de Oliveira.
Naquela ano, portanto, o arranjador, compositor e instrumentista Severino Dias de Oliveira - Sivuca, tornou-se Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba.
O Título, de acordo com decisão do Conselho Universitário da UFPB, foi pelo reconhecimento nacional e internacional de Sivuca como um dos grandes expoentes da música instrumental; pela importância do seu trabalho para o resgate e a valorização das raízes nordestinas e populares através da música; pelo caráter transcendente de sua criação musical que o torna universal em sua natureza popular; pela função pedagógica de sua arte, no combate ao obscurantismo, à sandice e ao vazio cultural. A decisão do Conselho ocorreu em reunião ordinária realizada em 16 de dezembro de 1998.
Na festa de entrega do Título a obra do mestre Sivuca foi revisada em todas suas fases pelo diversificado elenco: Orquestra de Camara da UFPB, Quinteto da Paraiba, Coro de Camara Villa-Lobos,Quarteto de Trombones da Paraiba, Metalurgica Filipeia e um improvisado trio de professores adeptos do choro. A entrega do titulo foi tambem uma comemoracao dos 69 anos de Sivuca, nascido Severino Dias de Oliveira em Itabaiana, Paraiba.
Com informações de Carmelio Reynaldo e Adriana Mattos
http://www.samba-choro.com.br