Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Aesa e ANA realizam curso para modernizar monitoramento dos açudes da Paraíba.


O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), está realizando um curso de capacitação para modernizar o monitoramento dos açudes. As aulas, ministradas em parceira com Agência Nacional das Águas (ANA), estão acontecendo no auditório da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande e contam com profissionais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

De acordo com o gerente de Monitoramento o Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, o conteúdo do curso será focado na instalação e manutenção de estações hidrológicas automáticas. “Ao término das aulas, os técnicos estarão capacitados e poderão modernizar a rede atual de acompanhamento dos açudes, melhorando assim a eficiência e a credibilidade das informações a serem geridas nos Estados”, observou.
Durante as aulas práticas serão instaladas duas plataformas de coleta de dados hidrológicos (PCD). Os equipamentos ficarão localizados no açude Lagoa do Arroz, na cidade de Cajazeiras, e em um trecho do rio Piranhas, no município de Pombal.

“As novas PCD darão mais subsídios às ações da Aesa e da ANA, aumentando nossa rede de monitoramento e contribuindo para o trabalho da Sala de Situação, em Campina Grande”, informou o presidente da Aesa, João Machado Vicente Sobrinho. O Centro de Gestão de Situações Críticas, também conhecido como Sala de Situação, foi instalado em agosto de 2012. No local, técnicos da Aesa realizam o monitoramento de açudes, reservatórios e condições climáticas para identificar e prevenir possíveis catástrofes. Mais de R$ 2 milhões foram investidos na construção do Centro, uma obra realizada pelo Governo do Estado em parceria com a ANA.






CássioFotografias com Josélio Carneiro /Secom-PB