Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2016

PMERJ HAVIA SIDO INFORMADA DO PLANO DE RESGATE DO TRAFICANTE "FAT FAMILLY" DE HOSPITAL


A Subsecretaria de Inteligência, da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, e a inteligência da Polícia Militar tinham conhecimento do plano para resgatar o traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, conhecido como Fat Family, do Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da capital, na madrugada deste domingo (19). A inteligência da PM foi avisada dessa intenção na última quinta-feira (16) para que a segurança da unidade de saúde fosse reforçada.

A ação, que envolveu cerca de 25 criminosos, deixou um homem morto e dois feridos — um deles em estado grave. O plano chegou ao conhecimento da inteligência da segurança pública do Estado ao ser interceptado em grampo telefônico dos criminosos.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da PM informou que quatro policiais estavam na custódia do preso no Sousa Aguiar. Também informou que a corporação reforçou o patrulhamento em outro hospital que também tem um preso custodiado. O R7 também entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, mas até a publicação desta reportagem a pasta não havia se manifestado.

A Polícia Civil identificou ao menos dois criminosos envolvidos no resgate. Rivaldo Barbosa, da Delegacia de Homicídios da Capital, informou que a identificação se deu após análise de câmeras de circuito interno. Ele ainda disse que o envolvimento de advogados que visitaram durante esta semana o traficante no hospital é investigado.

Os criminosos chegaram em quatro motos e cinco carros à unidade de saúde, por volta das 3h30, para resgatar o traficante. Seis homens encapuzados entraram no hospital e os demais permaneceram no estacionamento.

O bandido estava internado desde a última segunda-feira (13), após ser baleado no rosto ao trocar tiros com a polícia no Morro Santo Amaro, no Catete (zona sul). Nicolas é suspeito de ser chefe do tráfico de drogas na região junto com o irmão, Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, apelidado de My Thor, preso desde 2000.

A quadrilha usou um ambulante, que acreditavam ser funcionário do hospital, como escudo humano para entrar na unidade. Em seguida, trocaram o vendedor de doces por uma recepcionista para chegar até o traficante resgatado, que estava sob custódia no sexto andar, sendo escoltado por quatro policiais.

No momento da ação, um policial à paisana que chegava ao local acompanhando Ronaldo Luiz Marriel de Souza, que precisava de atendimento, trocou tiros com os bandidos e teve seu carro metralhado. Souza, filho de um oficial da Marinha, foi atingido e morreu em decorrência do fermimento.

O PM, baleado no ombro, foi submetido a cirurgia neste domingo e seu estado de saúde é estável. Um técnico de enfermagem, atingido no abdômen, segue hospitalizado em estado grave.

No confronto, uma bomba de fabricação caseira foi atirada em direção a uma viatura, ao lado de uma ambulância, mas não fez vítimas. Ninguém da quadrilha foi ferido no confronto que culminou com o resgate de Fat Family.

Segundo informações da Polícia Civil, os agentes responsáveis por escoltar o criminoso não teriam reagido para evitar uma chacina dentro do hospital. O traficante teve a algema cortada por um alicate, que foi abandonado no local. O local onde estava o custodiado foi isolado.

Também foi isolado o pátio do hospital — para posterior perícia — e um carro da marca Nissan Livina, placa KYF 6752, foi roubado. Policiais do 5º BPM fazem buscas para capturar esses criminosos e pedem a quem tiver informações sobre o paradeiro deles que ligue para o Disque-Denúncia no telefone (0xx21) 2253-1177 ou pelo 190.





R7